Relação peso-comprimento de duas espécies de peixes em um rio intermitente no nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.131.11Resumo
Dado o contexto de stress hídrico e alta variabilidade temporal em rios de regiões secas, o entendimento da relação peso-comprimento e fator de condição de peixes se apresenta como importante mecanismo para a compreensão desses sistemas. Relações pesocomprimento foram estimadas para duas espécies de peixes, Astyanax fasciatus (Cuvier 1819) e Astyanax bimaculatus (Linnaeus 1758), em poças temporárias de um rio intermitente. A relação peso-comprimento é comparada entre as estações seca e chuvosa. A amostragem foi realizada usando redes de espera, arrastos manuais e tarrafas em diferentes trechos do rio. Estimativas para os valores de b da relação peso-comprimento foram de 2,63 para A. fasciatus e 2,78 para A. bimaculatus, indicando crescimento alométrico negativo. O fator de condição variou entre 0,0180 e 0,0187 para ambas as espécies, não apresentando diferença sazonal significativa, dessa forma indicando maior investimento em crescimento em vez de ganho de peso. Os resultados indicaram que os peixes tendem a ser maiores durante a estação chuvosa, provavelmente decorrente de uma maior frequência de indivíduos juvenis e imaturos durante a estação seca precedente, causada por maior atividade reprodutiva dos adultos.
Palavras-chave: Astyanax fasciatus, Astyanax bimaculatus, poças temporárias, fator de condição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.