Aspectos reprodutivos de uma população de Physalaemus gracilis (BOULENGER 1883) (Anura: Leptodactylidae) do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.131.05Resumo
Investigamos a biologia reprodutiva de Physalaemus gracilis em uma população do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Coletamos um total de 871 indivíduos por meio de armadilhas de queda, de maio de 2001 a janeiro de 2003. O maior número de indivíduos ocorreu durante o outono e inverno, nos meses de julho de 2001 e entre maio e agosto de 2002. A ocorrência de indivíduos capturados nas armadilhas relacionou-se positivamente à temperatura. O comprimento rostro-cloacal variou ao longo das estações, diminuindo na primavera e no verão, possivelmente devido ao recrutamento de indivíduos juvenis. Essa população apresentou atividade de reprodução sazonal e dimorfismo sexual, caracterizado por maiores valores de comprimento rostro-cloacal e peso maior das fêmeas. O investimento reprodutivo da população estudada sugere que fêmeas maiores investem proporcionalmente mais em sua prole. O aumento gradual do índice gonadossomático nas fêmeas, que coincidiu com a maior quantidade de ovócitos maduros, pode indicar que as fêmeas estavam preparadas para o processo de oviposição, que provavelmente ocorre na primavera. Já os machos podem ter disponibilidade contínua para acasalar ao longo do ano.
Palavras-chave: anfíbios, índice gonadossomático, investimento reprodutivo, sazonalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.