Comportamento de interação e vocalização do tapir centro-americano Tapirus bairdii de Talamanca, Costa Rica
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.131.03Resumo
O tapir centro-americano é considerado em perigo globalmente, mas a maioria dos aspectos de sua ecologia e história natural ainda é desconhecida. Existem poucos relatórios anteriores sobre o comportamento de interação e de vocalização para as espécies; este trabalho é considerado a primeira descrição detalhada da vocalização não somente para T. bairdii, mas a primeira para uma anta na natureza. No presente trabalho, apresentam-se observações sobre o comportamento de interação e as análises das primeiras vocalizações selvagens para o tapir centro-americano de Talamanca, Costa Rica. Distinguimos dois tipos de chamadas. A primeira chamada foi composta por duas notas (média 0,625 ± 0,069 s e 0,323 ± 0,080 s, respectivamente) com uma frequência dominante de 4.940 ± 248,3 Hz. A segunda chamada foi composta por uma única nota (média 1,121 ± 0,063) com uma frequência dominante de 6.471 ± 704,1 Hz. A interação é provavelmente devido à disponibilidade de recursos, e as vocalizações provavelmente refletem a comunicação entre casais ou para evitar comportamentos agonísticos. Essas observações fornecem indícios de interação social e do uso de traços vocais para a comunicação entre antas selvagens, além de poder contribuir para futuras análises do sinal filogenético no gênero.
Palavras-chave: casais, comunicação, interação social, Perissodactyla.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.