Primeiros registros confirmados do cachorro-vinagre (Carnivora: Canidae) para a Costa Rica

Autores

  • José F. González-Maya Proyecto de Conservación de Aguas y Tierras, ProCAT Internacional /Fundación Sierra to Sea Costa Rica. Las Alturas, Coto Brus, Puntarenas, Costa Rica.
  • Diego A. Gómez-Hoyos Proyecto de Conservación de Aguas y Tierras, ProCAT Internacional /Fundación Sierra to Sea Costa Rica. Las Alturas, Coto Brus, Puntarenas, Costa Rica.
  • Jan Schipper Phoenix Zoo, 455 North Galvin Parkway Phoenix, AZ 85008, US.

DOI:

https://doi.org/10.4013/nbc.2017.123.12

Resumo

O cachorro-vinagre, Speothos venaticus, é uma das espécies de carnívoros mais rara e menos conhecida, com distribuição do Panamá a Argentina, sendo a maioria das informações derivada de registros informais. Até o momento, não havia registros confirmados para a Costa Rica. No presente trabalho, apresentam-se os primeiros registros confirmados do cachorro-vinagre para a Costa Rica e um novo registro de ocorrência da espécie em altitude elevada. Durante extensivos levantamentos usando armadilhas-fotográficas na Zona Protegida de Las Tablas, nas Montanhas Talamanca da Costa Rica, detectamos o cachorro-vinagre em uma localidade de floresta montana primária a 1.500 m de elevação. A baixa frequência de detecções em nossa pesquisa e a ausência de registros anteriores, apesar dos levantamentos realizados há mais de 10 anos na área, reforçam a ideia do comportamento enigmático e da raridade natural da espécie. Assim, sua distribuição conhecida pode estar subestimada.

Palavras-chave: armadilhas-fotográficas, América Central, espécie de hábitos crípticos, distribuição.

Downloads

Publicado

2017-08-17

Edição

Seção

Nota Científica