Macacos-prego usam somente protoferramentas para quebrar frutos de jatobá em ambiente urbano
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2017.123.07Resumo
O objetivo deste estudo foi descrever o comportamento de quebra de frutos por seis macacos-prego adultos de um grupo habitando uma área urbana de proteção ambiental denominada Bosque Bougainville, na cidade de Goiânia, Centro-oeste, Brasil. Os eventos de quebra de frutos, que ocorreram com jatobá (Hymenaea stygonocarpa Mart.), foram registrados em vídeo digital e classificados em termos de categorias comportamentais de quebra de frutos: protoferramenta e ferramenta. O comportamento de quebra de frutos também foi quantificado e analisado por meio de categorias de unidades motoras TOTE. Todos os eventos de quebra de fruto de jatobá registrados foram da categoria protoferramenta. A quebra bem-sucedida (unidades motoras TOTE completas) de frutos de jatobá ocorreu na maioria dos eventos registrados para todos os animais. A ausência de registros de uso de ferramentas é tentativamente explicada pelas circunstâncias ecológicas do Bosque Bougainville e pelo alto nível de eficácia do comportamento de quebra de fruto de jatobá por meio do uso de protoferramenta.
Palavras-chave: forrageio, ferramentas, controle motor, cognição animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.