Dieta de Aplastodiscus perviridis Lutz 1950 (Anura, Hylidae) em florestas subtemperadas do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2017.123.03Resumo
Estudos de dieta permitem compreender questões importantes sobre o comportamento de uma espécie em relação ao uso de recursos. Aplastodiscus perviridis Lutz 1950 é um anuro arbóreo que ocorre no sul e sudeste do Brasil e no oeste da Argentina. Neste estudo, descrevemos e analisamos a composição da dieta de uma população de A. perviridis no sul do Brasil. Avaliamos a dieta por meio de análise do conteúdo gastrointestinal de 42 espécimes, 12% dos quais estavam sem conteúdo gastrointestinal, enquanto, nos demais, foram registradas 12 categorias de presas. Acarina, Araneae, Coleoptera (adultos) e Lepidoptera (larvas) foram as categorias de presas com os maiores valores de importância relativa. A amplitude do nicho trófico foi menor que a registrada para outros hilídeos, sugerindo um caráter mais especializado.
Palavras-chave: presa, nicho, comportamento, floresta de Araucária, predação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.