Plantago trinitatis Rahn (Plantaginaceae): novos locais de ocorrência e variação altitudinal na Ilha da Trindade, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2017.122.08Resumo
Plantago trinitatis, planta endêmica da Ilha da Trindade, uma pequena ilha oceânica (9,28 km2) distante aproximadamente 1.140 km da costa da cidade de Vitória (Espírito Santo, sudeste do Brasil), até o momento só havia sido localizada na ilha em altitudes superiores a 500 metros, em ambiente seco e solo rochoso. Em abril de 2013, observamos diversos indivíduos da espécie em altitudes variando de 80 a 240 metros, ao longo de um pequeno curso de água, na porção nordeste da ilha. Esse registro, além de confirmar a ocorrência da espécie em altitudes menores do que 500 metros, também confirma a recuperação da espécie, que, até 1998, era considerada extinta.
Palavras-chave: endemismo, ilha oceânica, Plantaginaceae, variação altitudinal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.