Assembleia de morcegos (Mammalia: Chiroptera) em ambiente de Restinga alterada no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2017.122.06Resumo
Dados sobre a composição da mastofauna de Restinga do Brasil são escassos, sobretudo no que se refere à quiropterofauna. Este estudo teve por objetivo analisar a composição da assembleia de morcegos em um ambiente de Restinga alterada no sul do Brasil. As amostragens foram realizadas no município de Jaguaruna, litoral sul de Santa Catarina, entre os anos de 2006 a 2016. Os morcegos foram capturados com redes de neblina instaladas ao nível do solo. Para descrever a estrutura da assembleia de morcegos, foram utilizados atributos de riqueza, abundância e frequência de ocorrência. Foram capturados 514 indivíduos de duas famílias, oito gêneros e 14 espécies. A curva de acumulação de espécies não evidenciou tendências à estabilização. Artibeus lituratus, Sturnira lilium e Artibeus fimbriatus foram classificadas como frequentes. Myotis nigricans foi a única espécie pouco frequente, e as demais foram consideradas raras no estudo. Embora os sítios amostrados apresentem altos níveis de alteração, os resultados obtidos evidenciam que esses locais ainda abrigam uma fauna de morcegos representativa dos ambientes costeiros do Brasil. Assim, os resultados reforçam a necessidade de ações no sentido de minimizar os efeitos deletérios que as pressões antrópicas vêm exercendo sobre os remanescentes de Restinga.
Palavras-chave: inventário, impactos antrópicos, quiropterofauna, Santa Catarina, ambientes costeiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.