Inclusão, exclusão e reinclusão: Chironius brazili (Serpentes, Colubridae) no Rio Grande do Sul, sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2016.113.11Resumo
Embora Chironius brazili Hamdan and Fernandes, 2015, tenha sido recentemente descrita, sua ocorrência no Rio Grande do Sul tem sido discutida há, pelo menos, três décadas. Neste trabalho, avaliamos a ocorrência de C. brazili no Rio Grande do Sul, apresentando três novos registros, uma extensão de distribuição e comentários sobre seus registros disponíveis em literatura. No bioma Pampa, todos os registros estão perto de áreas de Mata Atlântica, em estepes gramíneo-lenhosas com mata ciliar, no oeste do Rio Grande do Sul. Nossos registros indicam que C. brazili pode ocorrer na Depressão Central do Rio Grande do Sul, Uruguai e áreas adjacentes à porção ocidental do Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: distribuição geográfica, floresta de galeria, Pampa, Sul do Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.