Comportamento defensivo de Odontophrynus americanus (Duméril & Bibron, 1841) (Amphibia, Anura, Odontophrynidae)
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2016.113.10Resumo
Anuros são presas de diversos animais e algumas espécies desenvolveram mecanismos de defesa contra predadores. Um dos mecanismos de defesa é o stiff-legged, onde os indivíduos mudam sua postura ficando com o seu corpo achatado, membros rígidos e esticados. Aqui reportamos o primeiro registro desse comportamento em Odontophrynus americanus, um sapo de pequeno porte comum na porção sul da América do Sul. Acreditamos que esse comportamento tenha como objetivo reduzir as chances de ser visualizado pelo predador.
Palavras-chave: Brasil, neotropical, sapo, camuflagem, estratégia defensiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.