Briófitas de área de Cerrado da região Centro-Oeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2016.113.03Resumo
O Cerrado é uma formação savânica localizada no platô Central do Brazil, apresentando vegetação rica em briófitas. Este trabalho analisou a diversidade de briófitas através da composição e distribuição de briófitas entre as fitofisionomias de Cerrado (Mata Seca, Mata de Galeria, Cerrado Rupestre e Campo Rupestre) e a colonização de substratos na Área de Proteção Ambiental Morro do Macaco, no município de Iporá, no Estado de Goiás, na região Central do Brasil. As coletas ocorreram no interior de quatro parcelas de 20m x 20m demarcadas em cada formação vegetal nos meses de agosto a dezembro de 2010. Foram analisados os índices de Shannon-Wiener (H’) e Simpson e a similaridade entre as fitofisionomias através da técnica UPGMA. Foram encontradas 37 espécies, 28 da divisão Bryophyta e nove de Marchantiophyta. Trichostomum brachydontium Bruch é registrada pela primeira vez para o Centro-Oeste brasileiro e uma espécie endêmica, Archidium oblongifolium Peralta et al., ocorre na área estudada. As áreas florestadas apresentaram maior riqueza de espécies e o substrato mais colonizado foi solo. Os resultados obtidos ampliam as informações sobre a diversidade taxonômica e ecologia das briófitas do Cerrado.
Palavras-chave: musgos, hepáticas, ecologia de comunidades, savana brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.