Primeiro registro do Caminheiro-zumbidor no Acre com notas sobre outras aves de ambientes campestres no sudoeste amazônico
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2015.103.07Resumo
Este trabalho divulga o primeiro registro do Caminheiro-zumbidor (Anthus lutescens) no estado brasileiro do Acre. Este registro é o mais ocidental da espécie em território brasileiro e marca a sua expansão em direção ao sudoeste amazônico. Apresenta também informações sobre algumas espécies de aves típicas de ambientes campestres, tais como a coruja-buraqueira (Athene cunicularia), o gavião-de-rabo-branco (Geranoaetus albicaudatus), o quero-quero (Vanellus chilensis) e o caracará (Caracara plancus), entre outras. Essas espécies vêm ocupando áreas na Amazônia após mudanças ambientais provocadas pelo homem, tais como a abertura de estradas e a conversão das florestas em pastagens para atividades agropastoris.
Palavras-chave: Aves, Anthus lutescens, Motacillidae, ambientes abertos, extensão de distribuição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.