Inferência de padrões de distribuição da família Veneridae (Mollusca, Bivalvia) no Brasil através de base secundária de dados
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2015.103.02Resumo
Veneridae é considerada uma das maiores famílias do Recente, e também uma das mais diversas dentro de Bivalvia, distribuindo-se tanto em ambiente marinho quanto estuarino. Estudos de cunho biogeográficos são importantes para manejo e conservação da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo inferir os padrões de distribuição latitudinais e longitudinais, reunindo e listando a composição de venerídeos para a costa do Brasil a partir de base secundária de dados. A composição e distribuição geográfica foram determinadas a partir de levantamento bibliográfico, bem como acesso a bancos de dados online, e classificadas em padrões de distribuição atuais (latitudinais e longitudinais). Segundo dados da literatura, registram-se 40 espécies para a família no Brasil, sendo observada semelhança na malacofauna de Veneridae entre Brasil, Caribe e Golfo do México. As espécies de venerídeos foram classificadas em oito padrões latitudinais e cinco longitudinais. O trabalho aponta uma provável distribuição da família e indica a necessidade de aprofundar o conhecimento da malacofauna no país.
Palavras-chave: biogeografia, heterodonta, venerídeos, Atlântico Ocidental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.