Atividade e uso do espaço de Tropidurus semitaeniatus (Iguania) em área de Mata Atlântica, Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2015.102.04Resumo
Variabilidade térmica e composição de habitats disponíveis influenciam diretamente os padrões de atividade dos lagartos, gerando especificidades na termoregulação e alocação de recursos. Aspectos da história natural de Tropidurus semitaeniatus, tais como atividade diária e sazonal e uso de habitat, foram estudados no Parque Nacional Serra de Itabaiana, Sergipe, Nordeste do Brasil. As observações de campo ocorreram de janeiro a dezembro de 2008, por meio de campanhas mensais com quatro dias de duração. Espécimes de T. semitaeniatus foram observados ao longo de todo o ano, com padrões de atividade relativamente constantes. Porém, verificou-se variação sazonal, com menor número de registros nos horários de início e fim do dia na estação chuvosa em relação à estação seca. Usualmente, os indivíduos foram avistados em dias ensolarados, expostos à luz direta do sol. Os mesmos estavam geralmente sobre a superfície de rochas, fugindo após a aproximação do observador, na maioria dos casos, novamente para esse mesmo substrato. Nos momentos mais frios do dia, os lagartos preferiam fugir para fendas de rochas, demonstrando menor tolerância à aproximação do observador. Concluímos que Tropidurus semitaeniatus tem sua atividade influenciada pela sazonalidade e escolhe refúgios de acordo com suas necessidades térmicas diárias.
Palavras-chave: micro-habitat, termorregulação, horário de atividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.