Captura incidental de um leão-marinho-sul-americano na pesca de arrasto de parelha no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2015.101.06Resumo
A população do leão-marinho-sul-americano, Otaria flavescens (Shaw, 1800), está diminuindo a uma taxa anual de 1,6 a 2,0% no Uruguai. Embora as razões ainda sejam desconhecidas, as interações da espécie com as atividades de pesca vêm sendo indicadas como uma das principais causas deste declínio. Os indivíduos que são encontrados na costa do Brasil são oriundos das colônias reprodutivas do Uruguai. Relatamos aqui o primeiro registro de captura incidental de um leão-marinho-sul-americano em águas brasileiras em um arrasto de parelha, e discutimos o risco potencial desta interação para com a população de origem. Em 17 de julho de 2008, um macho jovem de leão-marinho-sul- -americano foi capturado acidentalmente durante uma viagem de pesca de arrasto de parelha comercial ao longo da costa do sul do Brasil (32º57’S, 52º31’W), em um intervalo de profundidade de 15 a 20 m. Apesar de ser pontual, este registro é uma evidência de grande ameaça potencial para os leões-marinhos-sul-americanos no sul do Brasil e Uruguai, uma vez que a pesca industrial de arrasto é uma importante atividade econômica na região sul do Brasil.
Palavras-chave: Pinípedes, Otaria flavescens, impacto antrópico, conflito entre humanos e carnívoros, interação com a pesca.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.