Inventário de morcegos em uma área de Caatinga no Nordeste brasileiro, com uma nova ocorrência para o estado da Paraíba

Autores

  • Mayara Guimarães Beltrão Universidade Estadual da Paraíba
  • Caio Graco Zeppelini Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria Paula Aguiar Fracasso Universidade Federal da Paraíba
  • Luiz Carlos Serramo Lopez Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.4013/nbc.2015.101.03

Resumo

A Caatinga é um ecossistema semiárido com longo histórico de impactos antrópicos e negligência científica. Os morcegos são o segundo grupo mais diverso de mamíferos, com grande espectro de papéis ecológicos, e conhecimento sólido sobre sua diversidade em uma determinada área é fundamental para ações de manejo e conservação. O presente trabalho foi realizado na Reserva Particular de Patrimônio Natural Fazenda Almas, Paraíba, Nordeste do Brasil. Coletando com redes de neblina e explorando abrigos, realizamos 126 capturas e registramos 19 espécies distribuídas em cinco famílias. As espécies mais abundantes foram Artibeus planirostris, Peropteryx macrotis, Myotis nigricans e Carollia perspicillata. Registramos alta diversidade de Phyllostominae, indicadores de baixa degradação ambiental, assim como realizamos o primeiro registro do gênero Histiotus para o estado. Os resultados indicam que áreas de Caatinga podem manter comunidades de morcegos com níveis de diversidade similares aos de florestas tropicais úmidas, o que reforça a necessidade de expandir a rede de áreas protegidas nesse ecossistema ameaçado.

Palavras-chave: Chiroptera, diversidade, reserva privada, semiárido.

Biografia do Autor

Mayara Guimarães Beltrão, Universidade Estadual da Paraíba

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação – PPGEC, Depto. De Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Campus I – Rua Juvêncio Arruda, S/N, Campus Universitário, Bodocongó – 58429-600 – Campina Grande, PB.

Caio Graco Zeppelini, Universidade Estadual da Paraíba

Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas – CCBSA, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Campus V –  Rua Horácio Trajano de Oliveira, S/N, Cristo Redentor – 58071-160 – João Pessoa, PB.

 

Maria Paula Aguiar Fracasso, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Engenharia e Meio Ambiente – DEMA, Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Campus IV – Rua da Mangueira, s/n, Centro – 58297-000 – Rio Tinto, PB.

Luiz Carlos Serramo Lopez, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Sistemática e Ecologia – DSE, Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN, Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Campus I – Cidade Universitária, s/n – Castelo Branco – 58051-900 – João Pessoa, PB.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Edição

Seção

Artigos