Inventário de morcegos em uma área de Caatinga no Nordeste brasileiro, com uma nova ocorrência para o estado da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2015.101.03Resumo
A Caatinga é um ecossistema semiárido com longo histórico de impactos antrópicos e negligência científica. Os morcegos são o segundo grupo mais diverso de mamíferos, com grande espectro de papéis ecológicos, e conhecimento sólido sobre sua diversidade em uma determinada área é fundamental para ações de manejo e conservação. O presente trabalho foi realizado na Reserva Particular de Patrimônio Natural Fazenda Almas, Paraíba, Nordeste do Brasil. Coletando com redes de neblina e explorando abrigos, realizamos 126 capturas e registramos 19 espécies distribuídas em cinco famílias. As espécies mais abundantes foram Artibeus planirostris, Peropteryx macrotis, Myotis nigricans e Carollia perspicillata. Registramos alta diversidade de Phyllostominae, indicadores de baixa degradação ambiental, assim como realizamos o primeiro registro do gênero Histiotus para o estado. Os resultados indicam que áreas de Caatinga podem manter comunidades de morcegos com níveis de diversidade similares aos de florestas tropicais úmidas, o que reforça a necessidade de expandir a rede de áreas protegidas nesse ecossistema ameaçado.
Palavras-chave: Chiroptera, diversidade, reserva privada, semiárido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.