Tendências e lacunas da literatura científica sobre o bioma Cerrado: uma análise cienciométrica
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2015.101.01Resumo
O Cerrado (Savana brasileira) é o segundo maior bioma brasileiro, sendo considerado um hotspot de biodiversidade, pois apresenta elevado endemismo e está sob intensa ameaça. O objetivo deste trabalho foi destacar as tendências das publicações sobre o Cerrado, detectar possíveis lacunas e indicar direções futuras para trabalhos científicos nesse bioma. Foi realizada uma busca de artigos utilizando-se a base de periódicos do Institute for Scientific Information (ISI), entre os anos de 1991 a 2012. Foi observado um aumento significativo de artigos ao longo dos anos (r=0,89; P<0,001), demonstrando aumento de interesse da comunidade científica sobre o Cerrado. Grande parte dos trabalhos aborda assuntos relacionados à biodiversidade (64,75%), seguida do meio abiótico (13,38%) e de culturas agrícolas (11,21%). Além disso, 10,65% desses trabalhos abordam os temas biodiversidade e meio abiótico conjuntamente. O grupo taxonômico mais estudado foi o das plantas (42%), seguido de fungos (18%) e insetos (12%). Os peixes apresentaram um menor número de estudos (0,6%). As principais lacunas detectadas estiveram relacionadas a aspectos abióticos e organismos límnicos, como, por exemplo, peixes, bem como um baixo incremento no número de artigos enfocando invertebrados, excetuando-se os insetos. Assim, sugere-se que futuros estudos sejam direcionados principalmente aos ecossistemas aquáticos e sua biodiversidade.
Palavras-chave: biodiversidade, cienciometria, hotspot.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.