Revisão sobre o uso de ferramentas múltiplas em estudos tróficos de comunidade de peixes
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2014.93.06Resumo
Os peixes estão entre os grupos mais estudados em trabalhos que investigam as teias alimentares e as relações tróficas entre os organismos que as compõem. Sua importância vem do potencial que a ictiofauna apresenta para consumir diferentes tipos de presas, permitindo que a comunidade íctica seja representativa em diferentes níveis de uma teia trófica. Porém, a plasticidade alimentar mostrada pelos peixes torna difícil uma avaliação conclusiva acerca de sua dieta. O objetivo desta revisão é descrever o uso de diferentes ferramentas, incluindo suas limitações e vantagens, que podem ajudar na avaliação da dieta dos peixes. A análise de conteúdo estomacal permite caracterizar e quantificar a dieta das espécies, mas não fornece dados acerca da assimilação dos itens alimentares. Essa informação pode ser obtida através da análise de isótopos estáveis, influenciada pelas taxas de turnover e pelo fracionamento isotópico. Finalmente, a bioacumulação de mercúrio ao longo de uma teia alimentar torna-o um bom indicador do nível trófico dos organismos. Essas ferramentas podem fornecer dados complementares entre si, de forma que trabalhos incluindo uma abordagem múltipla podem ajudar a entender melhor como presas de diferentes grupos participam na alimentação dos peixes.
Palavras-chave: peixes, conteúdo estomacal, isótopos estáveis, mercúrio total.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.