Dinâmica da avifauna em áreas de borda da Mata Atlântica, Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2014.93.05Resumo
Aves são indicadoras de qualidade ambiental, atuando na dispersão de sementes, na polinização e no consumo de material em decomposição, sendo importantes para o entendimento da dinâmica dos ecossistemas. No presente estudo, caracteriza-se a estrutura da comunidade de aves em áreas de borda florestal na Mata Atlântica. Foram realizadas amostragens mensais entre outubro/2008 e setembro/2009. Utilizou-se o método de pontos fixos para amostragem das aves durante 10 minutos/ponto. Foram registradas 118 espécies de aves, distribuídas em 99 gêneros e 45 famílias. As áreas apresentaram-se similares quanto à diversidade de espécies. Foram encontradas espécies endêmicas de Mata Atlântica, tais como Veniliornis spilogaster, Trogon surrucura e Procnias nudicollis (ameaçada de extinção). Houve diferença significativa na riqueza de espécies entre as estações do ano (F1,2=12,332; gl=2; p<0,05), com a maior riqueza de espécies registrada na área 1, no inverno. Insetívoros, granívoros e onívoros foram as guildas com maior frequência de ocorrência, sendo que espécies de aves especialistas, tais como frugívoras e insetívoras de tronco, foram mais frequentes na área 3, considerada uma área em bom estado de conservação. As áreas estudadas representam zonas de transição entre mata nativa e ambientes antropizados, com atividades agrícolas, propiciando diferentes hábitats importantes para a conservação de assembleias de aves.
Palavras-chave: ambientes antropizados, comunidade de aves, guildas alimentares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.