Composição da avifauna de um remanescente florestal nas margens do rio Chapecozinho, Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2014.93.03Resumo
A fragmentação florestal é o principal processo de destruição da Mata Atlântica que afeta a estrutura e a estabilidade das comunidades ecológicas. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar a comunidade de aves em um remanescente florestal nas matas ciliares do rio Chapecozinho, município de Faxinal dos Guedes, oeste de Santa Catarina, no período de 2006 a 2009. A avifauna foi analisada quanto à sua dieta predominante, ao seu hábitat preferencial, à sua frequência de ocorrência e à sua abundância relativa. Foram registradas 105 espécies de aves, com maior riqueza de espécies na primavera de 2007 e no inverno de 2008. As categorias tróficas mais representativas foram insetívoros (n=44), onívoros (n=29) e frugívoros (n=10). Quanto ao hábitat preferencial, a maioria das espécies é classificada como florestais (n=48). Os dados obtidos demonstraram que o fragmento florestal pode estar sofrendo pressões antrópicas, pois: (1) não foram verificados padrões sazonais; (2) generalistas e espécies de áreas abertas foram dominantes, assim como Guira guira (Gmelin, 1788) (AR=2,81%), Pyrrhura frontalis (AR=2,66%) e Theristicus caudatus (Boddaert, 1783) (AR=2,51%). O expressivo número de onívoros na área de estudo corrobora outros estudos na região, sugerindo que a área sofreu alteração ambiental.
Palavras-chave: Aves, levantamento quali-quantitativo, remanescente florestal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.