Biologia reprodutiva de L. leucocephala (Lam.) R. de Wit (Fabaceae: Mimosoideae): sucesso de uma espécie invasora
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2014.92.03Resumo
A leguminosa Leucaena leucocephala (Lam.) R. de Wit., conhecida como leucena, é originária da América Central, considerada pioneira, com populações de altas densidades, o que dificulta o desenvolvimento das espécies nativas. O presente estudo objetivou contribuir com informações sobre a biologia reprodutiva da L. leucocephala, referentes ao seu êxito reprodutivo. O estudo foi realizado em Trindade, Goiás, de julho a novembro de 2012. Foram selecionadas quatro áreas de estudo no município apresentando populações da leucena constituídas por, no mínimo, seis indivíduos em plena floração. Foram realizadas observações dos visitantes florais e testes de primeira, segunda e terceira visitas, além de polinização cruzada entre plantas, autopolinização e controle. Foram registrados 342 visitantes, distribuídos em 12 espécies de insetos com predominância de Apis mellifera (Linnaeus, 1758) e Trigona spinipes (Fabricius, 1793) nas áreas. A flor apresentou senescência ao fim do dia, mas houve decréscimo na abundância de insetos nos indivíduos de leucena após as 10 horas da manhã. Na avaliação do número de visitas de polinizadores e sua influência na produção de frutos, verificou-se que o número de visitas do principal polinizador (A. mellifera) não influenciou a produção de frutos, evidenciando a eficiência da abelha desde a primeira visita na flor. Leucaena leucocephala reúne vários atributos típicos de uma espécie invasora, como a ação eficiente de polinizadores generalistas (A. mellifera), propiciando produção considerável de frutos e sementes, contribuindo para o potencial dispersor da planta e sucesso reprodutivo nas áreas.
Palavras-chave: polinização, Apis mellifera, sucesso reprodutivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.