Árvores e variáveis ambientais influenciam a regeneração natural de uma floresta estacional decidual no Brasil Central

Autores

  • Daniel Magnabosco Marra University of Leipzig, Germany Max-Planck-Institute, Jena, Germany Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, Brasil
  • Christopher William Fagg Universidade de Brasília (UnB), Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Areas Degradadas (CRAD)
  • Benedito Alísio da Silva Pereira Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Jeanine Maria Felfili Universidade de Brasilia (UnB), Departamento de Engenharia Florestal (EFL), in memoriam

DOI:

https://doi.org/10.4013/nbc.2014.92.01

Resumo

Florestas Estacionais Deciduais (FED) em regiões tropicais possuem elevada riqueza e endemismo de espécies arbóreas, cuja dinâmica e sucessão são dependentes da regeneração natural (RN). A fim de testar se a RN é influenciada pelo estrato adulto e por variáveis ambientais, nós comparamos padrões estruturais e florísticos de árvores adultas [Mt (DBH ?5 cm)] com os da RN de uma FED associada a afloramentos calcários no Brasil Central. Adicionalmente, testamos os efeitos de variáveis ambientais sobre a abundância das espécies amostradas nos diferentes estratos. Entre as duas categorias de RN [JuvA (altura total < 100 cm) e JuvB (altura total ? 100 cm and DBH < 5 cm)], registramos 597 indivíduos pertencentes a 69 espécies de angiospermas. Entre RN e Mt, amostramos 110 espécies distribuídas em 33 famílias. A RN e a Mt apresentaram 54 espécies em comum (~50% da riqueza total). A diversidade de Shannon foi 3,83, 3,13 e 3,33 para Mt, JuvA and JuvB, respectivamente. Apesar do elevado número de espécies exclusivas a Mt (23), JuvA (18) e JuvB (24), os estratos avaliados apresentaram alta similaridade florística (51%). As espécies de Mt, JuvA e JuvB foram influenciadas por diferentes variáveis ambientais, o que indica mudanças de requerimentos ao longo do processo de estabelecimento. Isso ressalta a importância da variabilidade ambiental para a manutenção da diversidade de espécies arbóreas em FEDs, assim como aponta a importância desse remanescente para a conservação das FEDs no Brasil Central.

Palavras-chave: afloramentos calcários, arvoretas, Cafuringa, Cerrado, mata seca, sucessão florestal.

Downloads

Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigos