Árvores e variáveis ambientais influenciam a regeneração natural de uma floresta estacional decidual no Brasil Central
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2014.92.01Resumo
Florestas Estacionais Deciduais (FED) em regiões tropicais possuem elevada riqueza e endemismo de espécies arbóreas, cuja dinâmica e sucessão são dependentes da regeneração natural (RN). A fim de testar se a RN é influenciada pelo estrato adulto e por variáveis ambientais, nós comparamos padrões estruturais e florísticos de árvores adultas [Mt (DBH ?5 cm)] com os da RN de uma FED associada a afloramentos calcários no Brasil Central. Adicionalmente, testamos os efeitos de variáveis ambientais sobre a abundância das espécies amostradas nos diferentes estratos. Entre as duas categorias de RN [JuvA (altura total < 100 cm) e JuvB (altura total ? 100 cm and DBH < 5 cm)], registramos 597 indivíduos pertencentes a 69 espécies de angiospermas. Entre RN e Mt, amostramos 110 espécies distribuídas em 33 famílias. A RN e a Mt apresentaram 54 espécies em comum (~50% da riqueza total). A diversidade de Shannon foi 3,83, 3,13 e 3,33 para Mt, JuvA and JuvB, respectivamente. Apesar do elevado número de espécies exclusivas a Mt (23), JuvA (18) e JuvB (24), os estratos avaliados apresentaram alta similaridade florística (51%). As espécies de Mt, JuvA e JuvB foram influenciadas por diferentes variáveis ambientais, o que indica mudanças de requerimentos ao longo do processo de estabelecimento. Isso ressalta a importância da variabilidade ambiental para a manutenção da diversidade de espécies arbóreas em FEDs, assim como aponta a importância desse remanescente para a conservação das FEDs no Brasil Central.
Palavras-chave: afloramentos calcários, arvoretas, Cafuringa, Cerrado, mata seca, sucessão florestal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.