Variação temporal de peixes em diferentes fases ontogenéticas em uma praia abrigada da Baía Norte, Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2014.91.04Resumo
Nos ambientes praiais, os deslocamentos diários dos peixes têm sido relacionados às suas necessidades fisiológicas e ecológicas. Por outro lado, o efeito das mudanças ontogenéticas na movimentação diuturna da ictiofauna nesta região ainda é pouco conhecido. O objetivo deste trabalho foi avaliar a variação diuturna e sazonal da ictiofauna em três estágios ontogenéticos em uma praia abrigada da Baía Norte de Florianópolis. Uma rede capéchade foi armada em uma profundidade de 0,5 m a 2 m e permaneceu por 48 horas/mês em cada uma das coletas, com despescas realizadas no amanhecer e no anoitecer, totalizando duas amostras diurnas e duas noturnas, ou seja, quatro amostras mensais ao longo de um ciclo anual. Os resultados obtidos indicam que mudanças ontogenéticas não influenciaram o padrão de ocupação diuturno da maioria das espécies. A praia do Índio apresentou elevada riqueza e abundância de juvenis, com maior número destes no verão e no outono. Adultos foram abundantes na primavera e no verão. Das espécies capturadas em maior número no estágio juvenil, Genidens barbus, Micropogonias furnieri, Sphoeroides testudineus e Selene vomer apresentaram permanência anual, com elevação nas médias de abundância no período mais quente do ano. A elevação nas médias de abundância dos adultos, provavelmente coincidindo com o período de desova da maioria das espécies, correlacionou-se positivamente com a pluviosidade.
Palavras-chave: ictiofauna, ciclos temporais, peixes juvenis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.