Calotropis procera: um levantamento preliminar sobre as suas capacidades de fitoextração no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2013.83.05Resumo
Calotropis procera (Apocynaceae) é uma espécie exótica originária da África e Ásia tropical, introduzida na região nordeste do Brasil no início do século passado. Em algumas regiões do Brasil e do mundo, a biomassa seca de C. procera é utilizada como alimento forrageiro para animais. Entretanto, muitos estudos indicam que essa espécie é capaz de acumular diversos elementos químicos. Isso pode significar que a espécie também pode ser utilizada em processos de fitorremediação. Dessa forma, foi realizada uma análise de ativação neutrônica, método k0, para testar a capacidade das folhas de C. procera acumularem elementos-traço. O estudo foi realizado em duas áreas distintas (poluídas e não poluídas) no estado de Pernambuco, Brasil. Nossos resultados indicam que novos elementos podem ser adicionados à lista de elementos-traço absorvidos por C. procera, contribuindo para o entendimento da biologia dessa espécie como acumuladora de elementos-traço. Alguns destes, tais como Ba e Sr, ocorreram em maiores concentrações em áreas não-poluídas em comparação com áreas poluídas. Dessa forma, o uso de C. procera como ração animal deve ser vista com extrema cautela. Entretanto, as baixas concentrações desses elementos-traço não sugerem que C. procera seja uma hiperacumuladora.
Palavras-chave: fitorremediação, invasão biológica, espécie invasora, Pernambuco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.