Análise do padrão de distribuição de baleia franca austral na costa sul brasileira
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2013.83.04Resumo
A costa sul brasileira é um importante local de concentração reprodutiva para as baleias francas austrais Eubalaena australis (Desmoulins, 1822) (Cetartiodactyla, Balaenidae). Assim, este estudo teve como objetivo determinar o padrão de distribuição e as principais áreas de concentração das baleias francas na costa sul brasileira, no trecho entre a Ilha de Santa Catarina e Osório, bem como identificar a distribuição da espécie de acordo com as características das feições batimétricas e da linha de costa. Os métodos consistiram na obtenção de coordenadas geográficas de indivíduos de baleias francas austrais, avistadas através de expedições aéreas, conduzidas em transecção ao longo da linha de costa nos meses de setembro no período de 2001 a 2010. Esses dados foram utilizados para gerar um mapa de superfícies de estimativa de densidade de baleias francas utilizando o Estimador de Densidade Kernel, ao qual foi também sobreposta uma batimetria digital. Os resultados indicaram uma região com alta estimativa de densidade de baleias francas, localizada no entorno de 28°12’22”S, 48°39’25”W e 28°33’58”S 48°47’19”W, nos arredores de Imbituba ao Cabo de Santa Marta. As maiores concentrações de baleias francas estão localizadas onde a declividade da plataforma é maior, devido às cotas batimétricas de 10 m e 40 m estarem mais próximas, e onde a linha de costa apresenta grande quantidade de baías. Destacamos a importância de monitorar o padrão de distribuição das baleias francas observado, objetivando identificar possíveis mudanças de habitat que possam ser indicativos de distúrbios em suas populações.
Palavras-chave: Concentração reprodutiva, Eubalaena australis, Estimador de Densidade Kernel.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.