Microdesmus longipinnis (Gobioidei, Microdesmidae): ocorrência, abundância e amostragem em um estuário subtropical
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2013.82.07Resumo
Este trabalho descreve a primeira ocorrência e a abundância de larvas de M. longipinnis (Weymouth, 1910) na baía da Babitonga, sul do Brasil. Adicionalmente, a ausência de indivíduos juvenis e adultos na amostragem com arrastos de fundo é discutida. Durante um ciclo anual (2007-2008) foram coletadas, em nove estações, 144 amostras com rede de plâncton cilíndrico-cônica de 50cm de diâmetro (malha 500?m) e 72 amostras com rede de plâncton cônica de 40cm de diâmetro (malha 200?m). Adicionalmente, foram realizadas amostragens com rede de arrasto de fundo com portas (malha 12mm) visando a coletar jovens e/ou adultos de M. longipinnis. Larvas ocorreram de fevereiro a maio ao longo de extensa faixa espacial na baía da Babitonga. No total, foram coletadas sete larvas, com abundância média de 5,4 larvas.100m-³. Nas amostragens com arrasto de fundo, jovens e adultos não foram registrados. Embora registrada somente no ictioplâncton, os resultados indicam, pela primeira vez, a ocorrência de M. longipinnis na costa subtropical do Brasil, permitindo uma discussão sobre a ecologia e a amostragem desses peixes de hábitos crípticos.
Palavras-chave: Ictioplâncton, Baía da Babitonga, Atlântico Sudoeste.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.