Macroinvertebrados bentônicos e a estrutura do habitat em um rio intermitente do semiárido brasileiro

Autores

  • Laryssa Kalliane Carvalho Grupo Ecologia de Rios do Semiárido, Universidade Estadual da Paraíba. Rua Horácio Trajano de Oliveira, s/n, Cristo Redentor, 58020-540, João Pessoa, PB, Brazil.
  • Rafaela Lima Farias Grupo Ecologia de Rios do Semiárido, Universidade Estadual da Paraíba. Rua Horácio Trajano de Oliveira, s/n, Cristo Redentor, 58020-540, João Pessoa, PB, Brazil.
  • Elvio Sergio Figueredo Medeiros UEPB

DOI:

https://doi.org/10.4013/nbc.2013.82.01

Resumo

As interações entre a dinâmica do habitat e os parâmetros químicos e físicos criam condições ambientais que influenciam fortemente a distribuição e a abundância de macroinvertebrados. Este estudo descreve a estrutura do habitat ao longo de um rio intermitente do semiárido brasileiro, quantifica variações na composição da fauna bentônica e avalia associações de variáveis físicas e químicas e da estrutura física do habitat com a fauna de macroinvertebrados. Foram realizadas coletas em três trechos ao longo do rio Ipanema, durante os períodos seco e chuvoso. Macroinvertebrados bentônicos foram amostrados usando uma rede tipo “D” com 40 cm de abertura e malha de 250 ?m. Foram registrados 23 táxons, sendo a classe Insecta a mais representativa com 12 famílias e uma densidade média de 168.1 ind/m². As correlações entre as variáveis ambientais e os eixos da CCA mostraram a composição do substrato (areia e lama), percentual de macrófitas e folhiço, e altitude como variáveis explicativas para a composição da fauna de macroinvertebrados. A associação entre as variáveis físicas e químicas e a composição de macroinvertebrados não foi significativa. Este trabalho mostra que a estrutura do habitat tem o potencial de contribuir para a persistência e a estabilidade das comunidades de macroinvertebrados nos rios do semiárido por criar refúgios para a diversidade e contribuir para a estrutura física disponível para colonização destes organismos.

Palavras-chave: perturbação hidrológica, distribuição em manchas.

Biografia do Autor

Laryssa Kalliane Carvalho, Grupo Ecologia de Rios do Semiárido, Universidade Estadual da Paraíba. Rua Horácio Trajano de Oliveira, s/n, Cristo Redentor, 58020-540, João Pessoa, PB, Brazil.

Rafaela Lima Farias, Grupo Ecologia de Rios do Semiárido, Universidade Estadual da Paraíba. Rua Horácio Trajano de Oliveira, s/n, Cristo Redentor, 58020-540, João Pessoa, PB, Brazil.

Elvio Sergio Figueredo Medeiros, UEPB

Downloads

Publicado

2013-03-22

Edição

Seção

Artigos