Macroinvertebrados bentônicos e a estrutura do habitat em um rio intermitente do semiárido brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2013.82.01Resumo
As interações entre a dinâmica do habitat e os parâmetros químicos e físicos criam condições ambientais que influenciam fortemente a distribuição e a abundância de macroinvertebrados. Este estudo descreve a estrutura do habitat ao longo de um rio intermitente do semiárido brasileiro, quantifica variações na composição da fauna bentônica e avalia associações de variáveis físicas e químicas e da estrutura física do habitat com a fauna de macroinvertebrados. Foram realizadas coletas em três trechos ao longo do rio Ipanema, durante os períodos seco e chuvoso. Macroinvertebrados bentônicos foram amostrados usando uma rede tipo “D” com 40 cm de abertura e malha de 250 ?m. Foram registrados 23 táxons, sendo a classe Insecta a mais representativa com 12 famílias e uma densidade média de 168.1 ind/m². As correlações entre as variáveis ambientais e os eixos da CCA mostraram a composição do substrato (areia e lama), percentual de macrófitas e folhiço, e altitude como variáveis explicativas para a composição da fauna de macroinvertebrados. A associação entre as variáveis físicas e químicas e a composição de macroinvertebrados não foi significativa. Este trabalho mostra que a estrutura do habitat tem o potencial de contribuir para a persistência e a estabilidade das comunidades de macroinvertebrados nos rios do semiárido por criar refúgios para a diversidade e contribuir para a estrutura física disponível para colonização destes organismos.
Palavras-chave: perturbação hidrológica, distribuição em manchas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.