Platyhelminthes ou apenas semelhantes a Platyhelminthes? Relações filogenéticas dos principais grupos de turbelários
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2013.81.06Resumo
Tradicionalmente, o filo Platyhelminthes era subdividido em quatro classes, Turbellaria, Trematoda, Monogenea e Cestoda, mas estudos filogenéticos apontaram que a classe Turbellaria não estava bem definida devido à ausência de sinapomorfias claras. Tais estudos, inicialmente realizados considerando dados morfológicos, indicaram que o filo Platyhelminthes apresenta-se constituído por três grupos monofiléticos: Acoelomorpha, Catenulida e Rhabditophora. Análises moleculares, bem como estudos combinando dados morfológicos e moleculares, têm indicado que os acelomorfos não são integrantes do filo Platyhelminthes. O presente artigo de revisão tem como objetivo discutir as relações filogenéticas dos principais grupos que integram os turbelários, com base em caracteres morfológicos e moleculares, bem como a posição dos acelomorfos em relação aos demais invertebrados.
Palavras-chave: acelos, catenulidos, rabditóforos, filogenia, invertebrados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.