O uso de áreas de grande altitude por Tapirus terrestris (Mammalia: Perissodactyla) na floresta atlântica meridional, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2012.73.07Resumo
Dentre as quatro espécies atuais de antas, Tapirus terrestris tem a mais ampla distribuição. Embora ocorra em uma variedade de ambientes no neotrópico, incluindo florestas de baixada, florestas de galeria, florestas secas do Chaco e ambientes não florestais, é atualmente classificada como vulnerável à extinção. Tapirus terrestris é encontrado geralmente perto da água, mas há poucos registros em ambientes de montanha. No presente trabalho, relatamos sete registros da espécie utilizando ambientes de altitude em quatro localidades no Estado do Paraná, sul do Brasil. Os registros baseiam-se em pegadas e fezes na floresta altomontana (1150-1800 m s.n.m.) e em pegadas em campo de altitude (1515-1760 m s.n.m.). Seis registros foram obtidos entre a primavera e o verão, e um durante o inverno. Embora o uso de locais de grande altitude pela espécie ofereça uma área adicional para a manutenção de sua população regional, a sua ocorrência nestas áreas pode ter sido impulsionada pelo aumento de pressões antrópicas nas baixas altitudes da Floresta Atlântica.
Palavras-chave: Campos de altitude, floresta altomontana, conservação, Serra do Mar
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.