Padrões de atividade diária do rato-da-taquara (Kannabateomys amblyonyx) no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2012.72.04Resumo
Di versos fatores, tanto bióticos quanto abióticos, influenciam a regulação dos ciclos diários e padrões de história de vida dos mamíferos. Neste estudo, investigamos aspectos comportamentais e padrões de atividade diurna e noturna do rato-da-taquara Kannabateomys amblyonyx (Rodentia, Echimyidae), espécie en dêmica da Mata Atlântica. O estudo foi realizado no sul da distribuição da espécie, em manchas de taquaras introduzidas (Bambusa tuldoides) inseridas em florestas nativas. Para a avaliação do comportamento e horário de atividade dos indivíduos, realizamos “scans”(duração média de 24 min, amplitude de 2 a 30 min) durante períodos noturnos e diurnos. Consideramos as seguintes categorias de atividade: alimentação, deslocamento, auto-higiene e repouso. Não encontramos diferença significativa entre o dia e a noite em relação ao orçamento das atividades (MANOVA por aleatorização, SQ = 0,07; g.l. = 45; P = 0,59). O rato-da-taquara parece ter períodos ativos durante as 24 horas do dia, com picos de atividade no início da noite, entre 19h e 21h. A baixa quantidade calórica do alimento (brotos, galhos e folhas de bambu) provavelmente exige que o roedor se alimente diversas vezes por dia para suprir suas necessidades metabólicas. Além disso, o horário variado de ação de predadores, entre outras características próprias ao ambiente estudado, representam fatores potencialmente relevantes para o orçamento de suas atividades.
Palavras-chave: comportamento, período de atividade, ciclo circadiano, Kannabateomys amblyonyx.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.