Distribuição e conservação do rato-do-bambu Kannabateomys amblyonyx (Rodentia, Echimyidae) no Estado de Minas Gerais, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2012.71.04Resumo
Este trabalho apresenta dados sobre a ocorrência do equimídeo Kannabateomys amblyonyx no Estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil. Dados foram obtidos a partir de consultas a 26 museus, pesquisa bibliográfica e de amostragens de campo. Encontramos nove municípios com registros da espécie, sendo oito inseridos no bioma Mata Atlântica e um em área de transição entre Mata Atlântica e Cerrado. Os habitats ocupados compreenderam bambuzais em Floresta Estacional Semidecidual Montana, Floresta Estacional Semidecidual Submontana e manchas de bambu localizadas em meio a áreas aberta, originalmente coberta por Floresta Estacional Semidecidual Submontana. Os potenciais impactos detectados foram desmatamento, queimadas, caça e presença de gado e cães domésticos.
Palavras-chave: rato-do-bambu, Mata Atlântica, ameaças, registros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.