Qualidade microbiológica da água da cultura do arroz irrigado, no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2012.71.03Resumo
Os coliformes totais e fecais são bioindicadores de impacto ambiental causado por ação antrópica, sendo considerados indicadores de qualidade microbiológica da água. Na cultura do arroz irrigado, onde é necessário o uso da água, devem-se ter cuidados relacionados ao manejo, visando aumento de produção e qualidade do produto, com redução do impacto ambiental. O objetivo da pesquisa foi avaliar a qualidade microbiológica da água de irrigação, em cinco regiões orizícolas do Rio Grande do Sul, nas fases vegetativa e reprodutiva. As amostras de água foram submetidas à análise da qualidade microbiológica, sendo adotado o método de indicadores de poluição que estabelece simultaneamente a concentração de coliformes fecais e totais, através da análise bioquímica pelo método Colilert® (IDEXX). Os resultados mostram que os índices de coliformes totais e fecais nas parcelas de arroz, de todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, avaliadas no presente estudo, foram inferiores na fase reprodutiva da cultura quando comparados a sua fase vegetativa. O canal de irrigação apresentou baixos índices de coliformes fecais, no entanto, a presença de coliformes totais mostrou-se mais elevada. Os dados apresentados demonstram que a orizicultura pode alterar a qualidade microbiológica da água presente nas parcelas, devido ao seu potencial de ciclagem de nutrientes, fazendo com que a água de drenagem apresente menor quantidade de agentes microbianos contaminantes.
Palavras-chave: água, irrigação, coliformes, campos de arroz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.