Impacto de uma tempestade de granizo em diferentes táxons vegetais: queda foliar em um ambiente de montanha
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2012.71.02Resumo
As catástrofes naturais no planeta cresceram mais de 400% de 1970 a 2005, causando severo impacto sobre os ecossistemas naturais, sendo previsto um aumento destes eventos nas próximas décadas devido às mudanças climáticas. No entanto, as descrições dos impactos causados por eventos como os granizos sobre ecossistemas naturais na região tropical são inexistentes. A ocorrência de uma severa tempestade de granizo em um ambiente tropical montanhoso no Brasil permitiu, pela primeira vez, avaliar o impacto da chuva de granizo em 32 espécies de plantas pertencentes a diversas famílias. O estudo foi realizado em uma área de campo rupestre na Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil. O impacto da chuva de granizo foi avaliado a partir de um índice de danos e o nível de dano foi relacionado com as características arquitetônicas das espécies vegetais O impacto de granizo diferiu fortemente entre as espécies e foi influenciado por altura da planta, forma de crescimento, atributos foliares e do tipo de caule. As chuvas de granizo são fenômenos naturais de distúrbio com impactos diferenciados sobre as espécies vegetais no campo rupestre.
Palavras-chaves: mudanças climáticas, danos da chuva de granizo, resistência vegetal, campo rupestre, Serra do Cipó.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.