Diversidade de visitantes florais e potenciais polinizadores de Solanum lycopersicum (Linnaeus) (Solanales: Solanaceae) em cultivos orgânicos e convencionais
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2011.63.03Resumo
Estudos sobre os impactos da atividade agrícola são importantes para a conservaçãoda entomofauna. Pouco se conhece sobre esses impactos no estado de Sergipe. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento dos insetos visitantes em cultivos orgânicos e convencionais de tomateiro, identificando os agentes polinizadores e verificando possíveis diferenças existentes entre estas formas de cultivo. As espécies coletadas foram identificadas e classificadas. Foram encontradas seis ordens, com destaque para a Hymenoptera, ordem dos polinizadores das flores de tomate. O número de indivíduos foi 76% maior nas propriedades orgânicas, o que demonstra que os produtos utilizados nas culturas convencionais provavelmente afetam a diversidade da entomofauna.
Palavras-chave: polinizadores, buzz pollination, agroecossistemas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.