Dinâmica populacional e reprodução de pequenos mamíferos de uma Floresta Estacional do Maciço do Urucum, oeste do Pantanal, Brasil

Autores

  • Aline Stoffels Mallmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Manuela Finokiet Universidade Federal de Santa Maria
  • Alice Copetti Dalmaso Universidade Federal de Santa Maria
  • Geruza Leal Melo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Vanda Lucia Ferreira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Nilton Carlos Cáceres Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.4013/nbc.2011.62.04

Resumo

A variação populacional e reprodutiva de roedores cricetídeos do Maciço do Urucum foi analisada em uma região pouco conhecida em relação à história natural de mamíferos. Embora os espécimes tenham sido obtidos de museu, estes foram capturados através de armadilhas de queda e puderam ser analisado em relação à ecologia populacional. As coletas foram realizadas em fases mensais, com cinco dias de duração, em três áreas, de dezembro de 2000 a setembro de 2002. As espécies mais abundantes foram os roedores Akodon toba, Calomys callosus, Euryoryzomys nitidus e Oecomys bicolor. As abundâncias das espécies foram normalmente maiores durante a estação chuvosa e início da estação seca. Porém, houve diferença importante nos picos populacionais entre jovens e adultos de A. toba e E. nitidus, sendo que ambas as espécies apresentaram um pico de jovens na estação chuvosa, enquanto que adultos o apresentaram na estação seca. Assim, houve correlação entre as variações populacionais de A. toba e C. callosus e, por outro lado, entre E. nitidus e O. bicolor. A disponibilidade sazonal de recursos deve estar relacionada à atividade reprodutiva das espécies e à presença de jovens nas populações, visto que a sazonalidade climática é bem marcante na região. Calomys callosus apresentou o maior tamanho de ninhada e presença de dimorfismo sexual em tamanho e massa corporal. As espécies mostraram respostas aproximadamente similares em relação às estações climáticas, mas diferiram em certos atributos específicos relacionados às suas histórias de vida.

Palavras-chave: esforço reprodutivo, abundância, dimorfismo sexual, pequenos mamíferos, tamanho de ninhada, resposta à sazonalidade, condição reprodutiva de machos.

Downloads

Publicado

2011-09-27

Edição

Seção

Artigos