Dinâmica populacional e reprodução de pequenos mamíferos de uma Floresta Estacional do Maciço do Urucum, oeste do Pantanal, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2011.62.04Resumo
A variação populacional e reprodutiva de roedores cricetídeos do Maciço do Urucum foi analisada em uma região pouco conhecida em relação à história natural de mamíferos. Embora os espécimes tenham sido obtidos de museu, estes foram capturados através de armadilhas de queda e puderam ser analisado em relação à ecologia populacional. As coletas foram realizadas em fases mensais, com cinco dias de duração, em três áreas, de dezembro de 2000 a setembro de 2002. As espécies mais abundantes foram os roedores Akodon toba, Calomys callosus, Euryoryzomys nitidus e Oecomys bicolor. As abundâncias das espécies foram normalmente maiores durante a estação chuvosa e início da estação seca. Porém, houve diferença importante nos picos populacionais entre jovens e adultos de A. toba e E. nitidus, sendo que ambas as espécies apresentaram um pico de jovens na estação chuvosa, enquanto que adultos o apresentaram na estação seca. Assim, houve correlação entre as variações populacionais de A. toba e C. callosus e, por outro lado, entre E. nitidus e O. bicolor. A disponibilidade sazonal de recursos deve estar relacionada à atividade reprodutiva das espécies e à presença de jovens nas populações, visto que a sazonalidade climática é bem marcante na região. Calomys callosus apresentou o maior tamanho de ninhada e presença de dimorfismo sexual em tamanho e massa corporal. As espécies mostraram respostas aproximadamente similares em relação às estações climáticas, mas diferiram em certos atributos específicos relacionados às suas histórias de vida.
Palavras-chave: esforço reprodutivo, abundância, dimorfismo sexual, pequenos mamíferos, tamanho de ninhada, resposta à sazonalidade, condição reprodutiva de machos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.