Influência da heterogeneidade da serapilheira sobre as formigas que nidificam em galhos mortos em floresta nativa e plantio de eucalipto
Resumo
Este estudo investigou a fauna de formigas que nidifica em pequenos galhos da serapilheira em floresta nativa e em plantio de eucaliptos em área de Mata Atlântica no sudeste do Brasil. A densidade de galhos colonizados e a riqueza de espécies de formigas foram maiores em floresta nativa do que no eucaliptal, possivelmente porque a diversidade de galhos na serapilheira da floresta nativa foi maior, havendo uma maior abundância dos tipos mais usados pelas formigas. A riqueza total de formigas encontrada na mata nativa foi de 12 espécies, enquanto que apenas quatro espécies foram encontradas em plantio de eucaliptos. As características da serapilheira em conjunto com condições microclimáticas diferenciadas podem ser responsáveis pelo padrão de uso de galhos por formigas observado na área de estudo.
Palavras-chave: Floresta Atlântica, Eucalyptus citriodora, diversidade, Formicidae.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.