Baixa prevalência de hemoparasitos em aves silvestres no Cerrado do Brasil Central
Resumo
O objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência de hemoparasitos de aves silvestres em uma área de Cerrado do Brasil Central. Para isso foram examinados 508 indivíduos pertencentes a 26 espécies e nove famílias de Passeriformes capturados entre abril de 2005 e março de 2006 em cinco fitofisionomias da Estação Ecológica de Águas Emendadas, DF, Brasil. Apenas 35 indivíduos (6,9%) estavam parasitados pelos gêneros Haemoproteus ou Plasmodium. Apenas três famílias se encontraram parasitadas: Emberizidae (9,9%), Tyrannidae (6,8%) e Furnariidae (2,2%). Seis espécies de aves são descritas pela primeira vez como hospedeiras de Haemoproteus ou Plasmodium. Não foram encontradas diferenças significativas nas prevalências de parasitismo entre as estações seca (7,2%) e chuvosa (6,3%). A prevalência durante a estação reprodutiva foi similar à da estação não reprodutiva. Espécies migratórias não diferiram das espécies residentes na prevalência de infecções por ambos os gêneros de hemoparasitos. A baixa prevalência de hemoparasitos encontrada na área de Cerrado estudada é uma das menores já registrada para comunidades de aves silvestres na região Neotropical e no mundo, confirmando os padrões encontrados em estudos anteriores realizados no Brasil e na região Neotropical.
Palavras-chave: Haemoproteus, malária aviária, Passeriformes, Plasmodium, região Neotropical.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.