Sobre a Revista
Foco e Escopo
Neotropical Biology and Conservation é um periódico científico de acesso aberto, com revisão por pares. O periódico considera para publicação artigos científicos originais abordando a descrição, a análise e a conservação da diversidade biológica, com ênfase na região Neotropical. Neotropical Biology and Conservation é uma publicação quadrimestral.
Artigos analisando a biologia e o comportamento de organismos terrestres e aquáticos são bem vindos.
Ênfase especial é dada a artigos demonstrando a aplicação de princípios conservacionistas ao manejo de recursos naturais e às políticas ambientais.
Além de comunicações científicas na forma de artigos originais, o periódico publica notas e comentários científicos, bem como artigos de revisão.
Processo de Avaliação pelos Pares
A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.
A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:
- Recomendação dos pareceristas;
- Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);
- E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:
- Aceitar;
- Correções obrigatórias;
- Submeter novamente para avaliação;
- Enviar para outra revista;
- Rejeitar
- Ver comentários
Aspectos éticos no processo de publicação
Os periódicos científicos têm lidado com um aumento significativo no número de casos de plágio.
Alguns exemplos desses casos são:
- Cópia de parte significativa do trabalho de outro autor sem o registro da fonte das informações ou uso do trabalho de outro autor em seu nome;
- Pesquisas fraudulentas;
- Plágio de trabalhos próprios; dentre outros.
Assim, consideramos que monitorar aspectos éticos no processo de publicação é um dos principais pontos do processo de revisão por pares, bem como da editoração.
Nosso comprometimento com esse monitoramento inclui o uso do programa iThenticate desenvolvido pela empresa iParadigms. Esse programa possibilita a comparação de manuscritos com uma base de dados de pelo menos 30 milhões de artigos de mais de 200 editoras. Desejamos, dessa forma, contribuir para a ética na ciência.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.