Esponjas continentais do Bioma Pampa, Brasil, com descrição de nova espécie de Oncosclera
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2015.103.01Resumo
A Área de Proteção Ambiental do rio Ibirapuitã abrange todo o curso superior desse corpo d’água, resguardando, ao mesmo tempo, uma porção representativa do Bioma Pampa no Brasil. A região detinha escassos estudos voltados para as esponjas continentais, indicando a necessidade de levantamento extensivo. Esse foi realizado durante três expedições em 2011, quatro em 2012 e uma em 2013, em quatro estações de amostragem no leito do rio Ibirapuitã e uma no arroio Sarandizinho. As amostras foram coletadas manualmente, vadeando-se o leito rochoso de trechos dos mananciais. Em dois períodos sazonais distintos de 2012, foram colhidas amostras de água para avaliação dos parâmetros físicos e químicos. O estudo revelou a ocorrência de nova espécie do gênero Oncosclera Volkmer- -Ribeiro, O. rosariae n. sp., além de O. navicella, O. schubarti, da família Potamolepidae, e Heteromeyenia insignis, Corvoheteromeyenia australis e Corvospongilla seckti, da família Spongillidae. As assembleias amostradas caracterizam ambientes lóticos rasos, de fundos pedregosos, com significativos aumentos de volume e redução de temperatura das águas no inverno. Os resultados evidenciam a existência de cinco assembleias de esponjas de ambientes lóticos únicas para todo o Bioma Pampa. Uma chave para as espécies de esponjas ocorrentes na Área de Proteção Ambiental do rio Ibirapuitã é apresentada.
Palavras-chave: esponjas de água doce, ambiente lótico, conservação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.