Aves de rapina diurnas em Llanos de Moxos, Bolívia
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.132.01Resumo
A abundância de aves de rapina tem sido pouco documentada na região Neotropical. No presente trabalho, descrevem-se a abundância e a composição da comunidade diurna de aves de rapina de Llanos de Moxos, uma das maiores e menos estudadas savanas neotropicais. Durante quatro períodos de reprodução consecutivos (agosto de 2007 a fevereiro de 2008, agosto de 2008 a janeiro de 2009, agosto de 2009 a janeiro de 2010 e agosto de 2010 a janeiro de 2011), foram monitorados 11 transectos e 30 pontos, buscando atividades de aves de rapina. Detectamos 29 espécies de aves de rapina diurnas na região, que representaram quase metade das espécies dessas aves diurnas da Bolívia. Como esperado, os detritívoros e generalistas foram as aves de rapina diurnas mais frequentes e abundantes. Os Llanos de Moxos compartilharam 83% de espécies de aves de rapina com Llanos venezuelanos e 67% com áreas úmidas de Chaco. Os Llanos de Moxos representam uma importante região migratória e de conservação para algumas espécies, tais como o falcão de Swainson, a águia cinzenta, a água pescadora e o falcão peregrino. A falta de áreas protegidas efetivas na região é preocupante, de forma que o estabelecimento de tais áreas deve ser considerado uma prioridade de conservação.
Palavras-chave: Accipitridae, Cathartidae, Falconidae, falcão, monitoramento, Neotrópico, inventário de espécies, savana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.