Levantamentos rápidos como ferramenta-chave para o inventário da fauna de morcegos do Brasil: novos registros na restinga costeira
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2017.122.02Resumo
As restingas apresentam considerável variação na composição e estrutura florística ao longo do seu gradiente latitudinal e morfoclimático. Essa variação pode ter influência direta no conjunto de condições e recursos disponíveis para suas comunidades biológicas, incluindo os mamíferos. O presente estudo é o primeiro a avaliar a quiropterofauna da restinga do nordeste brasileiro. O local de estudo foi a RPPN Caju, no município de Itaporanga D’Ajuda, Sergipe. Foram realizados 10 dias consecutivos de amostragem, em 2014, usando redes de neblina no nível do solo. Em cada dia, foram amostrados pontos diferentes. Foram capturados 191 morcegos (16 espécies, 14 gêneros e 5 famílias), com destaque para os primeiros registros de Saccopteryx leptura, Molossops temminckii e Eptesicus brasiliensis para a restinga. As duas últimas espécies são registradas pela primeira vez para Sergipe. A riqueza registrada na RPPN representa uma das mais altas registradas na literatura para a restinga. Ampliamos o número de registros de espécies de morcegos para a restinga de 38 para 41, e o número de espécies conhecidas para Sergipe de 48 para 50. Recomenda-se a instalação errante de redes de neblina para avaliações rápidas das comunidades de morcegos.
Palavras-chave: Chiroptera, Eptesicus brasiliensis, Molossops temminckii, Saccopteryx leptura, Sergipe.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.