Aspectos ecológicos de Hypsiboas albopunctatus (Anura, Hylidae) no Brasil central
Resumo
Aspectos ecológicos do anuro Hypsiboas albopunctatus foram estudados em uma área de cerrado de Brasília (DF) ao final da estação chuvosa de 2005. Foram coletados 70 indivíduos, dos quais 83% estavam ativos no período de 20:01 às 22:00h, sendo encontrados principalmente no chão às margens da lagoa (70%), e os que estavam sobre a vegetação exploravam, principalmente, poleiros de até 50 cm de altura. A dieta foi composta por 13 categorias de presas, sendo Coleoptera, Hymenoptera, Lepidoptera, Aranae e Formicidae as mais abundantes, e Aranae e Coleoptera apresentaram maior IVI em decorrência da maior contribuição volumétrica das presas. A análise de correlação canônica mostrou não ser significativa a associação entre as medidas da cabeça e as dimensões das presas utilizadas.
Palavras-chave: Hypsiboas albopunctatus, dieta, microhábitat, Brasil central.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.