O fenecimento de Edward I: tradução dos fólios 73r-73v do códice BL Harley MS 2253
Resumo
Entre os eventos relacionados à memória pelos homens de saberes na Idade Média, o decesso dos monarcas ocupou seu lugar em narrativas preocupadas com o registro da história, fossem elas de cunho laico ou clerical. No presente trabalho, é exibido um relato sobre a morte de Edward I (1239-1307), onde suas linhas podem ser perscrutadas não apenas pelos interessados nas questões envolvendo os conflitos contra escoceses e franceses que marcaram seu reinado, pois, sobremaneira, igualmente fornecem indícios sobre os parâmetros de constituição da figura régia e de suas pretendidas audiências no período trecentista. Assim, tenho aqui um duplo objetivo: a partir de estudos recentes sobre o escrito, pretendo situá-lo dentro de seu momento de produção, para, na sequência, oferecer uma tradução realizada a partir do cotejo entre suas duas edições em inglês moderno e aquela presente nos fólios 73r-73v do códice BL Harley MS 2253.
Palavras-chave: Harley MS 2253, Edward I, Inglaterra medieval.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.