O professor universitário de história é um professor? Reflexões sobre a docência de teoria e metodologia da história e historiografia no ensino superior

Autores

  • Mara Cristina de Matos Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Benito Bisso Schmidt Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo defende que, às profundas mudanças vivenciadas pelo ensino superior no Brasil nos últimos anos (que agora se encontram ameaçadas), entre as quais se destacam políticas voltadas à formação de professores e à inclusão de grupos historicamente marginalizados, devem corresponder modificações significativas nas práticas pedagógicas dos/as docentes que atuam nesse âmbito. A partir da descrição e análise de algumas de suas vivências profissionais, os autores, professores da área de Teoria e Metodologia de História e Historiografia, argumentam sobre a importância da reflexão sistemática e aprofundada a respeito das práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino superior, em especial no que se refere a uma postura de escuta e elaboração das narrativas trazidas pelos/ as alunos/as, e da incorporação destas ao “conteúdo” das aulas. Os exemplos apresentados dizem respeito especialmente ao tema das “experiências do tempo”, fundamental para a formação dos/as profissionais de História.

Palavras-chave: ensino de história, teoria da história, historiografia, tempo, ensinosuperior.

Biografia do Autor

Mara Cristina de Matos Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada do Departamento de História, do PPGH, do Mestrado Profissional em Ensino de História - UFRGS

Benito Bisso Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado do Departamento de História, do PPGH, do Mestrado Profissional em Ensino de História - UFRGS

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Publicado

2017-04-18

Edição

Seção

Dossiê