“A década da destruição” da Amazônia: José Lutzenberger e a contrarreforma agrária em Rondônia (Anos 1980)
Resumo
Este artigo examina a atuação do ambientalista José Lutzenberger contra o POLONOROESTE, programa de colonização implantado nos anos 1980 em Rondônia, financiado parcialmente pelo Banco Mundial. Lutzenberger denunciou os problemas sociais e ambientais do programa, por meio de sua participação na série de documentários A década da destruição, dirigida por Adrian Cowell e Vicente Rios. O artigo aborda as críticas presentes nos filmes, cuja exibição em países europeus, Brasil, Canadá e Japão levou ao convite para que Lutzenberger prestasse depoimento no Congresso Norte- -americano, em Washington. Esses eventos provocaram uma mudança de atitude por parte do Banco Mundial, projetaram Lutzenberger internacionalmente e ajudaram a promover a Amazônia como problemática de alcance mundial.
Palavras-chave: José Lutzenberger, contrarreforma agrária em Rondônia, meio ambiente e ditadura militar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.