Mover-se ao sul do Brasil: mobilidade e fluxos migratórios através da trajetória de João da Silva Tavares (c.1800-c.1860)
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar alguns dos movimentos migratórios que compuseram a ocupação da metade sul do atual Estado do Rio Grande do Sul ao longo do século XIX. Isso será feito a partir das migrações efetuadas por João da Silva Tavares e seus familiares ao longo de sua trajetória, sendo esta o fio condutor por nós utilizado no intuito de averiguar as diferentes conjunturas nas quais tais movimentos migratórios estiveram inseridos. Para tanto, serão utilizadas fontes diversas, especialmente registros de batismo, os quais fornecem as principais informações relativas à procedência dos contingentes populacionais aqui analisados, obtidas através da aplicação de uma metodologia de caráter serial a tais fontes. A partir de nossas análises, iremos não só ilustrar algumas das características dos movimentos migratórios em questão, mas também demonstrar o peso das migrações “internas” em tais movimentos.
Palavras-chave: migrações, Brasil, Rio Grande do Sul, trajetória, João da Silva Tavares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.