Revista História Unisinos: balanço do quadriênio 2013-2016, desafios e perspectivas
Resumo
O texto apresenta um balanço da História Unisinos referente ao quadriênio 2013-2016, a fim de estabelecer um diagnóstico da situação da revista no período. Entre os dados construídos, podemos elencar: número de manuscritos publicados e sua proveniência; vínculos institucionais dos autores; tempos médios entre submissão, aceitação e publicação, e índice de endogenia. Junto a esse levantamento, são trazidas informações relevantes, que dão conta das recentes modificações de sua política editorial, tendo em vista os atuais desafios postos pelo sistema de publicações científicas no país, bem como o atendimento das diretrizes estabelecidas pela área de História da CAPES nos últimos anos. O objetivo desse artigo é contribuir para o debate acerca das condições de produção e, principalmente, de circulação do conhecimento científico no campo disciplinar da história, buscando oferecer subsídios para a construção de políticas específicas futuras.
Palavras-chave: História Unisinos, revista, política editorial, diagnóstico, avaliação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.