Acumulação de capital e trabalho na agroindústria no Oeste do Paraná de 1960 a 2010
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir o processo de acumulação de capital na agroindústria e a exploração do trabalho na região Oeste do Paraná durante o período de 1960 a 2010. A abordagem dominante sobre este tema vê a agroindústria com entusiasmo, em particular a cadeia avícola, e argumenta que os empregos gerados neste setor dinamizam a economia regional e melhoram as condições de vida dos trabalhadores. Em oposição a esta leitura, procuro argumentar que a agroindústria tem fortes articulações com a divisão internacional do trabalho e com o capitalismo monopolista, e depende fundamentalmente de trabalho barato e abundante. Metodologicamente, além de informações estatísticas, documentos e literatura especializada, o artigo lida com entrevistas de trabalhadores ocupados na cadeia avícola. A principal conclusão deste artigo indica (i) que a agroindústria tem se estruturado dependente do setor e (ii) desarticula modos de viver e de trabalhar da região.
Palavras-chave: agroindústria, cadeia produtiva avícola, frigoríficos, aviários, oeste do Paraná.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.