A modernidade sobre rodinhas: a patinação na Porto Alegre do século XIX (1878-1882)

Autores

  • Victor Andrade de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cleber Eduardo Karls Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resumo

Considerando a possibilidade de lançar um olhar para a circulação de ideias de modernidade na Porto Alegre do século XIX, este estudo tem por objetivo discutir as primeiras experiências de patinação organizadas na capital gaúcha entre os anos de 1878, quando foi fundado o pioneiro Skating-Rink Americano, e 1882, quando estavam funcionando simultaneamente o Rink Cosmopolita e o Park Harmonia. Tendo em vista que a imprensa local já demonstrava vitalidade no período em tela, para alcance de nosso intuito fizemos uso de periódicos como fontes, notadamente dos anúncios dos rinques neles publicados. Ao final, sugerimos que, ao forjar novos gostos e educar as sensibilidades para uma maior exposição corporal, a modalidade contribuiu para o dinamismo da cidade em mudança.

Palavras-chave: patinação, lazer, modernidade.

Biografia do Autor

Victor Andrade de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em História Comparada e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer. Possui estudos de pós-doutorado em História Social e Teoria Crítica da Cultura.

Cleber Eduardo Karls, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-03-15

Edição

Seção

Artigos