Presença na ausência: cartas na imigração e cartas de chamada
Resumo
Cartas de imigrantes constituem uma fonte privilegiada para se apreender não apenas as circunstâncias e desafios envolvendo a experiência migratória, mas, sobretudo, a mentalidade dos agentes históricos nela envolvidos. O presente artigo procura em primeiro lugar ressaltar a relevância do tema; em seguida, discorre sobre a expansão dos estudos sobre os escritos dos e/imigrantes, para concluir ilustrando os anseios e hesitações envolvendo a reunificação familiar, bem como o controle e a autoridade exercidos a distância por meio de um tipo particular de correspondência – as cartas de chamada – escrita por imigrantes portugueses em São Paulo no início do século XX.
Palavras-chave: cartas de chamada, imigração portuguesa, cultura escrita popular, relações de gênero, relações familiares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.